top of page
  • LinkedIn
  • Ícone do Instagram Preto

Safety e Security

Foto do escritor: Felipe AguiarFelipe Aguiar




Essas duas palavras fazem parte do vocabulário inglês e, na tradução literal para o português, significam segurança. No âmbito aeronáutico, no entanto, seja para a ICAO (International Civil Aviation Organization) seja para a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), essas duas áreas possuem significado e abordagem distintos no que tange à segurança em si.


O Safety é a situação no qual o risco de lesões às pessoas ou danos aos bens se reduz e se mantém em um nível aceitável, condicionado por processos contínuos de identificação de perigos e gestão de riscos, sendo todos esses aspectos ligados à segurança operacional e à segurança de voo.


Já o Security consiste na combinação de recursos humanos e materiais para proteger a aviação contra interferências ilícitas, como atos de terrorismo, sabotagem, ameaça à vida e à propriedade, comunicação de falsa ameaças ou bombardeios dentre outras.


Dessa maneira, no meio aeronáutico costuma-se mencionar que Safety é toda prevenção correlacionada ao bom desempenho de um voo - parte ar, este classificado a partir do momento em que se fecham as portas da aeronave. Já Security é considerada toda prevenção da parte terra, ligado principalmente à infraestrutura, sendo classificado como todo movimento feito em apoio ao voo até o momento que antecede o fechamento de portas da aeronave.


Quer conferir mais sobre esses dois termos? A FAA disponibiliza em seu website as bases de um Safety Management System (SMS) neste link. Já este link, também da FAA, mostra as principais políticas associadas a um Programa de Gerenciamento de Security. Boa leitura a todos!


 
 
 

Comments


bottom of page